sábado, 14 de agosto de 2010

BANDALHEIA

Contar a história do Bandalheia é contar a história do rock em Urussanga, após meados da década de 80. O Rock and Rio de 1985 foi um marco para a maioria dos roqueiros brasileiros, contemporâneos ao evento. Esse fato, aliado ao desejo ardente de possuir novamente uma "banda de garagem", como nos tempos da juventude, motivou Gera Fornasa a voltar para suas guitarras, junto aos criciumenses Dite (bateria) e Walter (contrabaixo), para montarem o Bandalheia, em 1987.
Desde o início, o foco era as composições próprias. Portanto, em pouco tempo o primeiro LP já era gravado, sob o nome Otário, em 1988. Trouxe composições marcantes, surgiu a necessidade de uma outra guitarra, para compor e "pesar" mais o som da banda. Então, Don Beto entra para a história do Bandalheia.
Os uruguaios Don Beto e Tato assumem a guitarra solo e o contrabaixo nesta segunda formação do Bandalheia, que mantém Gera Fornasa e Dite na guitarra base e bateria, respectivamente. Por influência de Don Beto, Bandalheia toma um rumo voltado ao jazz/country rock, assinando riff's ainda hoje inesquecíveis às composições clássicas da banda. Em 1990, Bandalheia tem sua terceira formação. Desta vez com Gera Fornasa na guitarra base, Marcinho na guitarra solo, Morteu no contrabaixo e Adal na bateria. Influenciada pelas linhas pesadas de Marcinho, Bandalheia torna-se mais hard rock e as apresentações nacionais do Bandalheia continuaram: como o memorável show no Circo Voador do Rio de Janeiro e a participação no concurso Escalada do Rock, com chegada à semifinal, onde os finalistas restavam credenciados a tocar no Rock in Rio.
Apesar da primeira intenção, quando da fundação da banda, de fazer música pelo simples prazer de fazê-la, tocando para amigos em pequenas confraternizações, todo o músico ambiciona o sucesso e o reconhecimento de seu trabalho. Bandalheia, conseguiu criar um nome no cenário underground quase inexistente no início da década de noventa. Em certos momentos, conseguiu ser pop e obteve uma consagração regional que inúmeras bandas tencionavam, mas só quem faz rock and roll sabe explicar o quanto é difícil. Enfim, no ano de 1993, a trajetória da Bandalheia conheceu seu final.
* Muito se falou. Mas qual o sentido do nome Bandalheia? Uma banda é um ente superior, supremo, a qualquer ego individual de seus músicos. Diferenças de opiniões ou pensamentos devem sempre ser superadas para o bem da banda. Todos os integrantes de uma banda devem ficar alheios às suas diferenças e preservar a banda: Por isso: Bandalheia (banda/alheia).
Track list : 01- Sob-pressao / 02- Otario / 03 - Aspiracoes / 04 – Garrafao / 05 - Cidadao-silva / 06 -Valvula-de-escape / 07 - Nunca-se-cale / 08 -Meus_Amigos / 09 - Apenas_Indo / 10 -Clube-da-colina / 11 - 96-de-busto / 12 - Johnny-guitar / 13 – Estrada / 14 – Lamentos / 15 – Sentidos / 16 - Se-quer-me-ter-hey-

Nenhum comentário:

Postar um comentário