quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Edi Roque - Caminho- 2011



    O músico, cantor e compositor Edi Roque de Santo André/SP já possui uma carreira que já completou mais de dez anos e dois discos autorais, além de participações em álbuns de outros artistas e também trilhas sonoras e jingles publicitários. A produção de Caminho, seu mais recente trabalho é toda feita por ele.
    Neste álbum Caminho Edi Roque mostra uma veia cristã, pois as músicas possuem referências à Bíblia indicando onde pode-se saber mais de cada uma delas, afinal todas são instrumentais e muito provavelmente foi com a leitura da Bíblia, que o guitarrista buscou a inspiração na criação de suas composições. Os músicos que acompanharam o guitarrista Edi Roque neste disco são Ivan Lopes na percussão, Flávio Souza no teclado e Ney Souza no baixo.
    O Primeiro Ato de Caminhos é aberto com Olhos Abertos que começa com bons repiques na bateria e bons riffs de guitarra que vão se alongando em uma linha instrumental de grande qualidade. A segunda é Vidas Abstratas com um andamento mais voltado para o estilo de Joe Satriani com solos mais longos e com uma dosagem certa de peso. Em Manhã Cinzenta ouvimos algumas vozes e um dedilhado no violão aliado a um viajante solo de guitarra, daqueles que percebe-se claramente que Edi Roque coloca seu feeling nele, e isso em um crescimento positivo que passa uma aura de muita paz. Pensamentos Ao Vento/Ansiedade exibe um ritmo mais suave com solos que possuem uma linhagem mais setentista e crescem muito com uma melodia vibrante que termina mais melancólica e introspectiva para introduzir a música seguinte.
    No Segundo Ato temos a faixa título Caminho modificada essa melancolia com a guitarra de Edi Roque entrando de forma mais Heavy Metal trazendo lembranças de Dream Theater ou especificamente John Petrucci conferindo à esta quinta música viagens gostosas de se ouvir de olhos fechados. Aliás, são nestas horas que nota-se o talento de Edi Roque, que finaliza a canção com violinos aparecendo mais detalhadamente. A Espera realiza um mergulho na linha progressiva e é um ótimo convite para se fechar os olhos novamente e viajar com os virtuosos solos do guitarrista, que estão longos e suaves.
     E se na anterior tínhamos um conteúdo um convite para solar a mente, com um Blues lento, mas de estilo atual, Tarde Chuvosa nos convida para uma imersão profunda em uma viagem boa de se fazer com os solos feitos por Edi Roque e também nos teclados de Flávio Souza, que lembram aquela linha dos Hammond.
    Quarto Vazio/Paz de Deus encerra o Segundo Ato de Caminho novamente temos a harmonia de piano fazendo o clima para criando o clima para que Edi Roque traga suas emocionantes e técnicas linhas de guitarra de uma forma bastante introspectiva.
     Iniciando o Terceiro Ato temos Outro Espelho ouvimos algumas conversas e toques bem introspectivos em um dedilhar muito calmo ao fundo que ganham uma energia de bateria e de solos de notas mais longas. Em Resposta, Edi Roque solta sua alavanca em sons totalmente progressivos e que são notadamente inspirados no mestre David Gilmour.
    Com Noite Fria temos com um começo mais pesado com algumas falas não perceptíveis, mas com uma aura religiosa para que depois, o guitarrista possa mostrar mesmo sua capacidade de tocar guitarra com solos que você sente que ele se entregou ao instrumento. O Anjo possui um estilo mais pesado com notas mais distorcidas e que evoluem em solos exuberantes que nos conduzem a uma viagem incrível, talvez a maior e mais forte de todo o cd Caminho. Por fim,  a longa Pra Sonhar Com Você que é outra imersão em solos mais longos e devidamente progressivos. E encerrando com muita competência, temos os ótimos dedilhados mais suaves seguidos por um vibrante Blues Rock de Terceiro Dia, que é a faixa bônus deste cd que é muito boa e na pura essência dos anos 70.

    Caminho é indicado para quem gosta de álbuns instrumentais e de Rock Progressivo e além disso aprecia ver até onde um guitarrista de técnica apurada como Edi Roque vai ao tocar músicas que fazem as suas seis cordas levar o ouvinte para boas viagens que podem até serem mais meditativas com o som tirado delas.
Nota: 9,0.
 
Site: www.ediroque.com.br.
Resenha Por Fernando R. R. Júnior
Fevereiro/2013

Um comentário:

Sara Montes disse...

les recomiendo a esta grandiosa banda se llaman rockwell road https://www.youtube.com/watch?v=7bsrnc7jf1Y