sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Liar Symphony - Acoustic, Alive, in Studio / 2010

O Liar Symphony iniciou oficialmente as suas atividades em janeiro de 1993. Pedro Esteves, fundador da banda, vinha desde a metade de 92 procurando músicos para iniciar o seu projeto e, no começo de 93, a banda teve a sua primeira formação. No início, Pedro tocava guitarra e cantava, mas não demorou muito e quis se dedicar exclusivamente à guitarra, colocando então um vocalista na banda. Com a sua primeira formação definida, o Liar Symphony lança a sua primeira demo no final de 94 - First Move.
No final de 95 a banda sofre mudanças radicais, trocando o vocal, o baterista e o baixista e, com a nova formação, começa a trabalhar durante o ano de 96 no novo material. No início de 97 a banda lança a sua segunda demo - Power. Com uma ótima produção, a demo vende mais de mil cópias em um ano e chama a atenção da mídia e dos fãs de metal, colocando o Liar Symphony em evidência dentro e fora do país.Tal fato leva a banda a ser convidada em 98 a abrir os shows das bandas Mercyful Fate e Savatage no Brasil, o que torna a banda cada vez mais conhecida e contando já com um grande número de seguidores. Em 99 o Liar Symphony é contratado pela gravadora Megahard e lança em 2000 o seu debut album - Affair of Honour, trabalho que coloca de vez a banda como um dos grandes nomes do metal nacional .
Com apenas três meses de divulgação o álbum é lançado no Japão, conquista que só bandas como Angra, Viper e Sepultura haviam conseguido até então. Pedro Esteves é destaque na revista Young Guitar japonesa, uma das mais conceituadas revistas de guitarra do mundo, que inclusive o aponta como um dos melhores guitarristas de metal da atualidade. A revista Burnn, também japonesa, faz uma matéria exclusiva com a banda, considerando o Liar Symphony como umas das bandas mais promissoras do metal atual.
No Brasil, na votação dos melhores do ano de 2000 da revista Roadie Crew, a banda aparece em quesitos como: segundo melhor disco de metal nacional do ano, segundo lugar como banda revelação, segundo melhor tecladista, quinto melhor guitarrista e vocalistas do ano, solidificando de vez a carreira do Liar Symphony.A banda não perdeu tempo e lançou em 2001 o seu segundo álbum - The Symphony Goes On. Já contando com uma atuação maior no meio do heavy metal, o CD é lançado e distribuído em vários países, o que resulta em um convite de uma gravadora italiana para a banda participar de um CD tributo ao Manowar, com a música Blood of the king, CD este que foi distribuído por toda a Europa, aumentando ainda mais a popularidade da banda no exterior e no Brasil.
Em maio de 2002 a banda é convidada para abrir o show do Saxon no Direct TV Music Hall, em São Paulo, que foi, com certeza, um dos shows mais importantes do Liar Symphony, consolidando de vez a sua carreira perante os fãs do heavy metal. Em 2003 a banda inicia uma nova fase após a saída do vocalista Villo Nolasco, em junho iniciam a gravação do seu novo CD Spirit Machine, em que o guitarrista Pedro Esteves gravou os vocais.
Produzido mais uma vez por Rildo Velloso e Pedro Esteves, e contando com uma produção impecável o CD foi lançado em maio de 2004 e já se tornou marco na sua carreira. Após o lançamento do CD junta-se a banda o experiente vocalista de São Paulo Nuno Monteiro para iniciar a turnê do Spirit Machine.Em 2005 a banda deixa a Megahard e lança Choose Your Your Side pela Endore Records. O álbum é totalmente produzido no Brasil, gravado, mixado e masterizado no Masterpiece Digital Studio, de propriedade de Pedro Esteves, que também assina a produção do cd, e marca a estréia de Nuno Monteiro como vocalista da banda, que foi responsável por toda a parte gráfica, provando que aqui no Brasil também é possível se fazer um trabalho de qualidade.
Esse novo trabalho traz um Liar Symphony mais moderno, pesado, com novas influências e nova sonoridade, mas sem perder o som característico que marcou os álbuns anteriores. A banda está usando pela primeira vez afinações mais baixas, deixando o seu som mais agressivo e atual, com incursões de teclado ora sombrios ora dramáticos , com guitarras agressivas e ultra pesadas, fazendo com que a sonoridade do CD beire o Thrash em alguns momentos.Após o lançamento de Choose Your Side, o baixista Marcos Brandão deixa a banda sendo substituído por Fernando Tavares, o qual já havia tocado com a banda nos anos de 1997 e 1998.
Nos anos em que esteve fora da banda, Fernando dedicou-se aos seus estudos e aperfeiçoamento musical e hoje é transcripter da revista Coverbaixo e professor de baixo.No final de 2006, dias antes da gravação do cd e dvd ao vivo “choosing The Live Side”, Miro Rocha dexa a banda após 11 anos de luta e dedicação. Não perdendo tempo o Liar Symphony recruta o excelente batera Anderson Alarça, um velho conhecido da banda e um instrumentista de alto nível. Anderson faz somente dois ensaios com a banda para a gravação do show que ocorreu dia 02-12-2006 no teatro Nelson Rodrigues em Guarulhos-SP, show esse que se tornaria o cd e dvd ao vivo.
Choosing The Live Side foi lançado em Agosto de 2007, e vem obtendo ótimas críticas da mídia especializada, sendo colocado como um dos melhores álbums do ano, e um dos melhores registos ao vivo feito por uma banda nacional.
A arte gráfica ficou mais uma vez a cargo de Nuno Monteiro. O álbum foi produzido mais uma vez por Pedro Esteves no Masterpiece Digital Studio,e conta com uma sonoridade ímpar, trazendo toda a atmosfera de um show de Heavy Metal para o cd.Agora contando com uma nova formação, a banda segue com força total levando aos palcos a “Choosing The Live Side tour 2007/2008”, fazendo o que sabe melhor que é tocar ao vivo, e solidificando de vez a sua carreira que sempre foi dedicada aos verdadeiros fãs do HEAVY METAL.
Dia 14-08-2010 é o dia do lançamento do cd acústico. Esse trabalho trará um Liar Symphony diferente, tocando os seus maiores clássicos com uma nova roupagem. Cheio de climas e passagens emocionantes, num trabalho que prima pela espontaneidade.Gravamos esse cd primeiramente apenas para registrarmos os arranjos das nossas músicas na versão acústica, já que faríamos alguns shows nesse formato. O cd foi gravado durante os ensaios da banda, totalmente feito ao vivo no estúdio, por isso demos esse nome ao cd.
Acoustic, Alive, in Studio. / 1- The Shine /2- Choose your Side /3- Death Lights /4- Spirit Machine /5- Nightmare /6- Die But don’t Lose /7- Inner Suicide /8- Power /9- A flying Device

Nenhum comentário: