quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Sigma 5 - Busca - 2002


Em poucos lugares do mundo o metal é tão difundido quanto no Brasil. As bandas de expressão surgem nos mais variados estilos, e de formas inimaginavelmente diversas. Porém, é até engraçado o metal progressivo não ter uma grande referência dentro do país. Na verdade, não tinha, pois com “Busca” o Sigma 5 começa a traçar um caminho que tem tudo pra dar certo.
O debute do grupo carioca ocorreu em 1998 com “Initium”. Contudo, é até covardia comparar o último citado com este segundo lançamento. Trabalho de arte superior, produção melhor, e composições que categoricamente lançam luzes a uma banda única, absurdamente talentosa e de caráter bem determinado, onde virtuosismo e melodia se encontram e convivem perfeitamente.
“Ao Longe” abre o álbum apresentando mudanças, e não somente pelo novo vocalista Riq Ferreira, como também pelo som coeso e as definições de: linha a ser seguida, timbres, participação de cada integrante, entre outras coisas, cujas demandas de um certo polimento foram recebidas e respondidas competentemente aqui.
A música “Os Quatro Quadros”, dividida nas faixas “Em Preto e Branco”, “Horas”, “Fuga” e “Ponto Zero”, é um destaque por fluir bem ao atravessar as influências de música clássica, Marillion e Dream Theater, e desaguar na unicidade do Sigma 5.
Muitos vão falar que o problema são as letras em português, as quais “não combinam com metal”. Parece esquisito para a maioria? Sim, sem dúvida e com razão. Todavia, ao mesmo tempo, é mister refletir sobre o assunto. O estilo pesado não é naturalmente estranho cantado em português, mas acaba soando assim por uma construção histórica. Sendo essa a questão, a história da humanidade nos ensina também como o ‘constructio’ pode se transformar e ser movido, desde que haja vontade e implicação humana.

Formação:
Riq Ferreira (Vocais)
Mauricio Coelho (Guitarra)
Luiz De Simone (Teclado)
André Coelho (Baixo)
João Saravia (Bateria)
   

Tracklist:

01. Ao Longe
02. Mais Um Rosto
03. Os Quatro Quadros - I - Em Preto E Branco
04. Os Quatro Quadros - II - Horas
05. Os Quatro Quadros - III - Fuga
06. Os Quatro Quadros - IV - Ponto Zero
07. Pobre
08. Sombras Do Caminho
09. Pra Descansar
  



(Repostagem) 

 

2 comentários:

Anônimo disse...

baixei e me surpreendi... mais uma banda brazuka comprovando que o nível dp rock/metal cantado em português subiu muito... a cena rock do BRASIL será espetacular num futuro bem próximo... ass: Clessio

Anônimo disse...

tem como respostar por favor? está quebrado o link :( valeu.