quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Cream

Image and video hosting by TinyPic

Eric Patrick Clapton (Ripley/GB, 30/03/45, guitarra, vocais), John Symon Asher Bruce (Jack, Lanarkshire/GB, 14105/43, baixo, vocais) e Peter Baker (Ginger, Lewisham/GB, 19/08/39, bateria) formam à Cream em 66. Todos os três já eram músicos conceituados no meio - especialmente Clapton, bastante famoso na Inglaterra. O guitarrista havia tocado com os Yardbirds e com os Bluesbreakers de John Mayall. Jack Bruce acabara de deixar a Manfred Mann e já havia tocado com Saker no Alexis Korner´s Blues, Incorporated e na Graham Bond Organization - Ainda nesse ano, fazem sua estréia num festival de Windsor. Depois de assinar com o selo Reaction, lançam o single "Wraping Paper" - "I Feel Free" é seu primeiro hit na Inglaterra. O álbum de estréia, Flesh Cream, chega à marca de um milhão de cópias vendidas. Todos os LPs posteriores superam essa marca - Nos três anos seguintes, vendem um total de quinze milhões de discos, transformando-se num dos mais bem-sucedidos supergrupos da história. No palco, tornam-se famosos pelos longos solos e improvisações, com turnês de grande sucesso pelos Estados Unidos e Europa. Suas performances instrumentais inspiram diversos grupos hard e heavy dos anos 70 - Disraeli Gears inclui o hit "Sunshine On Your Love". O lançamento seguinte, de 68, é um álbum duplo formado por um LP de estúdio e um ao vivo. Wheels On Fire inclui o hit "White Room" - Nesse mesmo ano, o Cream encerra suas atividades. A despedida dos palcos, no dia 26 de novembro no Royal Albert Hall (Londres), está registrada no filme Goodbye Cream. Posteriormente, serão lançadas diversas coletâneas e discos ao vivo - Em 68, Clapton e Baker formam o Blind Faith, ao lado de Steve Winwood (vocais, guitarra, teclados Traffic) e Rick Grech (baixo Traffic). O grupo grava um disco e faz uma turnê pelos EUA antes de se separar, em 69 - Clapton inicia carreira solo, com grande sucesso - Baker forma os grupos Air Force e Baker-Gurvitz Army. Em 71, viaja para a Nigéria, tornando-se um dos primeiros artistas europeus a trabalhar com músicos africanos - entre eles Fela Kuti, com quem grava um LP. A partir de 82, vive isolado na Itália. Volta à atividade tocando em Album, LP do PIL de 86. Em 90, ingressa no Masters Of Reality - Bruce oscilará entre os power trios - em grupos como o West, Bruce And Laing e o B.L.T. - e o jazz erudito - em seu trabalho solo e em colaborações (atuando como vocalista) com Carla Bley, Michael Mantler e John McLaughlin. Voltará a se reunir a Baker na excursão de lançamento de seu solo A Question Of Time, em 89. FRASES: "O Cream queria começar uma revolução no pensamento musical" (Clapton). "Sentimos que chegamos ao nosso limite. Precisamos de tempo para descobrir novos caminhos" (Clapton, em 68). "No Cream, eu estava abaixo das minhas possibilidades. Eles não me inspiravam" (Clapton, em 90). "Fiquei muito deprimido com o fim da banda. Eu não esperava por isso" (Jack Bruce, em 68). "Nunca quis ser famoso. Eu preferiria permanecer anônimo". "Eu tenho minha própria linguagem musical. Ninguém mais faz o que eu faço". "Nós éramos músicos de verdade" (Jack Bruce). "Não acho que Clapton queira voltar a tocar conosco. Nós o assustamos. Não acredito que ele fosse capaz de nos acompanhar, musicalmente ou em termos de energia" (Jack Bruce, em 90, sobre uma possível reunião do Cream).

1966 - Fresh Cream: Download

1967 - Disraeli Gears: Download

1968 - Wheels of Fire: Download

1969 - Goodbye: Download

Nenhum comentário: