terça-feira, 6 de março de 2012

GENESIS LIVE IN SÃO PAULO 1977


Genesis no Brasil em 1977.

O post de hoje é sobre a banda Genesis em território tupiniquim, no ano de 1977. Sem Peter Gabriel, que saira dois anos antes e com Phil Collins nos vocais, a banda toca em três capitais: Porto Alegre(RS), no Estádio gigantinho (10 e 11 de maio); Rio de Janeiro, no estádio do Maracanãzinho (15 e 16 de maio) e em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera (20 e 21 de maio). A grande novidade, além da competência da banda, eram as inovações tecnológicas do show, com a inserção de raios lasers e efeitos de iluminação modernos para a época. Era a turnê do disco "Wind and Wuthering", lançado em 1976.
Em 1977, o Brasil ainda não estava na rota dos grandes shows internacionais de grandes bandas de rock, estavamos ainda engatinhando nesse quesito. Para se ter idéia, somente Alice Cooper Band(1974), Santana(1971 e 1973) e Rick Wakeman(ex-tecladista do Yes, em 1975) tinham feito grandes concertos por aqui e tinhamos deixado de receber uma turnê do Led Zeppelin em 1975, por que se achava que o Brasil não tinha público para apreciar rock(Tirem suas conclusões depois disso!!!!!). O Genesis acabaria por se tornar a primeira banda de rock progressivo a se apresentar no Brasil ainda em meados dos anos 70, porém num período em que o próprio progressivo, o blues-rock e o hard rock estavam sendo contestados pelo movimento punk (e consequentemente, da mídia), movimento este que, na minha humilde opinião, tratou de esculhambar e acabar com o rock and roll!

Sobre os Shows

Os shows a serem postados foram os ocorridos no Maracanãzinho, no dia 15 de maio de 1977 e no Ginásio do Ibirapuera, no dia 21 de maio de 1977. Sobre o primeiro (Maracanazinho), é importante ressaltar que o áudio foi extraído de uma fita cassete que continha a transmissão do show na rádio Eldorado FM (Que depois viria a se tornar 98FM, atual Beat 98). Logo podem ocorrer pequenas variações no volume, assim como alguns ruídos. Porém, nada que atrapalhe o desenrolar do show, dá para ouvir claramente. O show fez parte do projeto Aquarius, organizado pelas Rádio e Rede Globo, bem como o jornal que leva o mesmo nome. Quanto ao segundo, o áudio é soundboard, ou seja, foi tirado da mesa de som do show do dia e está excelente. Um bootleg limpo já é muito bom, tirado aqui no Brasil e limpo é que é a surpresa.
Enfim, quanto ao setlist, a banda executa de maneira magistral vários sucessos desde os da era Peter Gabriel até os do álbum que a banda estava promovendo, o "Wind and Wuthering". A interatividade de Phil Collins com o público é bem bacana e surpreende pelo fato de o vocalista fazer isso em português. Steve Hackett manda ver na guitarra, bem como Mike Rutherford e Tony Banks, no baixo e teclados respectivamente. Chester Thompson também faz um belo show a parte na bateria, chegando a duelar com Collins no show em São Paulo. Enfim, são shows a serem bem apreciados. Por isso, Curtam!

GENESIS LIVE IN SÃO PAULO 1977
Qualidade do áudio: 10
Soundboard


Setlist

CD 1:
01 - Squonk
02 - One For The Vine
03 - Robbery, Assault And Battery
04 - Inside And Out
05 - Firth Of Fifth
06 - The Carpet Crawlers
07 - In That Quiet Earth
08 - Afterglow
09 - I Know What I Like
10 - Eleventh Earl Of Mar

CD 2:
01 - Intro
02 - Supper's Ready
03 - Dance On A Volcano
04 - Drum Duet
05 - Los Endos
06 - The Lamb Lies Down On Broadway
07 - The Musical Box (Closing Section)


Um comentário:

Anônimo disse...

O link não está mais disponível para download