terça-feira, 6 de março de 2012

GENESIS LIVE IN SÃO PAULO 1977


Genesis no Brasil em 1977.

O post de hoje é sobre a banda Genesis em território tupiniquim, no ano de 1977. Sem Peter Gabriel, que saira dois anos antes e com Phil Collins nos vocais, a banda toca em três capitais: Porto Alegre(RS), no Estádio gigantinho (10 e 11 de maio); Rio de Janeiro, no estádio do Maracanãzinho (15 e 16 de maio) e em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera (20 e 21 de maio). A grande novidade, além da competência da banda, eram as inovações tecnológicas do show, com a inserção de raios lasers e efeitos de iluminação modernos para a época. Era a turnê do disco "Wind and Wuthering", lançado em 1976.
Em 1977, o Brasil ainda não estava na rota dos grandes shows internacionais de grandes bandas de rock, estavamos ainda engatinhando nesse quesito. Para se ter idéia, somente Alice Cooper Band(1974), Santana(1971 e 1973) e Rick Wakeman(ex-tecladista do Yes, em 1975) tinham feito grandes concertos por aqui e tinhamos deixado de receber uma turnê do Led Zeppelin em 1975, por que se achava que o Brasil não tinha público para apreciar rock(Tirem suas conclusões depois disso!!!!!). O Genesis acabaria por se tornar a primeira banda de rock progressivo a se apresentar no Brasil ainda em meados dos anos 70, porém num período em que o próprio progressivo, o blues-rock e o hard rock estavam sendo contestados pelo movimento punk (e consequentemente, da mídia), movimento este que, na minha humilde opinião, tratou de esculhambar e acabar com o rock and roll!

Sobre os Shows

Os shows a serem postados foram os ocorridos no Maracanãzinho, no dia 15 de maio de 1977 e no Ginásio do Ibirapuera, no dia 21 de maio de 1977. Sobre o primeiro (Maracanazinho), é importante ressaltar que o áudio foi extraído de uma fita cassete que continha a transmissão do show na rádio Eldorado FM (Que depois viria a se tornar 98FM, atual Beat 98). Logo podem ocorrer pequenas variações no volume, assim como alguns ruídos. Porém, nada que atrapalhe o desenrolar do show, dá para ouvir claramente. O show fez parte do projeto Aquarius, organizado pelas Rádio e Rede Globo, bem como o jornal que leva o mesmo nome. Quanto ao segundo, o áudio é soundboard, ou seja, foi tirado da mesa de som do show do dia e está excelente. Um bootleg limpo já é muito bom, tirado aqui no Brasil e limpo é que é a surpresa.
Enfim, quanto ao setlist, a banda executa de maneira magistral vários sucessos desde os da era Peter Gabriel até os do álbum que a banda estava promovendo, o "Wind and Wuthering". A interatividade de Phil Collins com o público é bem bacana e surpreende pelo fato de o vocalista fazer isso em português. Steve Hackett manda ver na guitarra, bem como Mike Rutherford e Tony Banks, no baixo e teclados respectivamente. Chester Thompson também faz um belo show a parte na bateria, chegando a duelar com Collins no show em São Paulo. Enfim, são shows a serem bem apreciados. Por isso, Curtam!

GENESIS LIVE IN SÃO PAULO 1977
Qualidade do áudio: 10
Soundboard


Setlist

CD 1:
01 - Squonk
02 - One For The Vine
03 - Robbery, Assault And Battery
04 - Inside And Out
05 - Firth Of Fifth
06 - The Carpet Crawlers
07 - In That Quiet Earth
08 - Afterglow
09 - I Know What I Like
10 - Eleventh Earl Of Mar

CD 2:
01 - Intro
02 - Supper's Ready
03 - Dance On A Volcano
04 - Drum Duet
05 - Los Endos
06 - The Lamb Lies Down On Broadway
07 - The Musical Box (Closing Section)


3 comentários:

Anônimo disse...

O link não está mais disponível para download

Rubens Padial disse...

Eu estive no show apresentado no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo. Depois deste show eu, com 19 anos, entendi que não é preciso drogas para entrar em transe. Inesquecível. O laser fazia o desenho de um cone com a ponta no palco(girava em alta velocidade) e a fumaça de gelo seco passava pelo cone criando infinitas formas de sombras. Além disso, a platéia acendia isqueiros fazendo o efeito que hoje vem das luzes dos celulares. Tenho muito orgulho de ser testemunha viva deste acontecimento.

Hélio disse...

Concordo plenamente. Estávamos na mesma. Nunca fumei nada a não ser cigarros mesmo. Mas transe total nesse show. Querua saber a música que tocava enquanto o Phil sumia dentro do cone de laser e fumaça. Não me lembro.