terça-feira, 15 de julho de 2008

Status Quo - The Cover Up

Tudo tem início em 1962 , quando o guitarrista vocalista Francis Rossi e o baixista Alan Lancaster se unem para formar um grupo. Depois se juntaram a eles Rick Parfitt (guitarra, vocalista) e John Coghlan (bateria).E como toda boa banda iniciante de rock, topavam qualquer parada; tocando em praticamente todas as festinhas e pubs da região de Beckenham, na Inglaterra. Em 1966, assinam com a gravadora Pye, que lançou o primeiro single dos rapazes, “Hurdy Gurdy Man” (mais de um ano antes do hit homônimo do Donovan). Ao mesmo tempo em que mudam o nome para The Status Quo, o então empresário dos rapazes na época, John Schroeder, decide que Rossi precisa de um vocal de apoio. Sábia decisão, pois é com essa finalidade que convocam Rick Parfitt, que na época tocava em cabarés da região, para dividir as funções de vocalista e de guitarrista com Francis Rossi.Lançam seu primeiro single como “Status Quo” em 1968, “Pictures Of Matchstick Men”, que rapidamente se tornou sucesso, inclusive aqui no Brasil. Com um single estourado, a gravadora investe num álbum inteiro dos rapazes, que se chamou “Picturesque Matchstickable Messages From The Status Quo”. A gravadora tentava passar uma imagem de banda bem comportada, o que deixava os músicos furiosos, e quase culminou com o fim do grupo. Em Londres um verdadeiro “revival” do rock n’ roll dos anos 50 estava rolando; os jovens estavam meio aborrecidos com aquele tipo de bandas folk-psicodélicas. A influência de Chuck Berry estava por todos os lados, os Stones tocavam suas músicas, Jimi Hendrix tocava suas músicas, e o próprio Berry abria shows do The Who no Royal Albert Hall. Quando o Status Quo apareceu com o seu som de três acordes, o publico ja estava fascinado com o seu estilo totalmente voltados ao rock e ao boogie. Justamente nessa época que aparece na vida deles um novo “tour manager”, Bob Young; que se tornou o principal parceiro de Rossi nas novas composições da banda. Bob sempre foi considerado o 5o membro do Quo, e sempre participou da maioria dos discos do grupo. Em 1972, marcando definitivamente o tão peculiar “estilo Quo de tocar”. e aparece uma versão para “Roadhouse Blues” dos Doors e se torna um grande hit, o sucesso finalmente batia a porta do grupo, depois de anos e anos de luta e insistência. Agora como uma das maiores revelações da cena inglesa, em tempos que todos só queriam saber de coisas como Bowie, T.Rex e Yes, o Status Quo impunha violentamente sua agressiva sonoridade, arrebatando uma verdadeira legião de fãs por todo o continente. Status Quo mantém até hj ,a tradição da banda, sendo para o grupo um orgulho que sempre fez questão de demonstrar, o simples fato de ser, e continuar sendo Rock N’ Roll, quase 40 anos depois. Em 2007 eles lançaram The Cover UP, com varias covers de bandas e classicos do rock.......altamante recomendado!!!
Track list:
01. Get Back 02. Runaround Sue 03. Centerfold 04. Don't Bring Me Down 05. Roll Over Beethoven 06. Fun Fun Fun - Status Quo & The Beach Boys 07. Hound Dog 08. Mony Mony 09. Get Out Of Denver 10. Rock 'n' Me 11. I Fought The Law 12. Pump It Up13. Proud Mary 14. Old Time Rock 'n' Roll 15. When I'm Dead And Gone 16. Once Bitten Twice Shy 17. Tobacco Road 18. Claudette

8 comentários:

Bruno disse...

Acredita que não conheço quase nada dessa banda??que vergonha né??...rsrs

vou descer esse pra ver que bicho dá.

Abraço!!

Renato Stay Rock disse...

Pois é Brunão!! tem muita gente que não conhece..e é uma puta banda!! Abraços!!

Anônimo disse...

Stay Rock, é minha primeira visita e ver que tem Status Quo já mostrou que é um blog de muita personalidade. Esse eu não tenho, vou puxar já.
Abç Lelo

Renato Stay Rock disse...

Pois é Lelo...É incrivel como eles não tem muita popularidade por aqui, né? Valeu pela visita!! Nos acompanhe sempre , ok? Abraços!!!

Edson d'Aquino disse...

Caro Stay Rock,
Acho que o arquivo está corrompido pois baixei 3 vezes e, além de não descompactar, só tem 345k.
[]ões

Renato Stay Rock disse...

Grande Gravetos!! O link realmente estava corrompido...ja reupei de novo..pode mandar bala que é rock´n´roll dos bons!!!
Abraço brother!!

Edson d'Aquino disse...

Valeu!!!!
Pô, e ninguém te avisa? hehehe
Até pensei que o problema fosse no meu firewall.
[]ões

Renato Stay Rock disse...

Pois é cara..ainda bem que vc me avisou!! Abraços!!