segunda-feira, 14 de março de 2011

Patti Smith

Image and video hosting by TinyPic

Patti Smith (Chicago/EUA, 31/12/46) começa a se apresentar ao vivo em 71. No palco, ela lê suas poesias, acompanhada pelo guitarrista Lenny Kaye. Antes disso, trabalhava como pintora, escritora e jornalista musical (revistas Creem e Rolling Stone, entre outras) - Publica em 72 dois livros de poesia, Seventh e Witt - Em 73, forma um trio com Kaye e o pianista Richard Sohl. O grupo grava uma cover para "Hey Joe", de Jimi Hendrix - Já com mais um guitarrista, Ivan Kral, toca em 74 no CBGB, base da new wave nova iorquina. O baterista Jay Dee Daugherty completa ainda nesse ano o quarteto que levará o nome de Patti Smith Group - Depois de assinar com a Arista em 75, grava Horses, com produção de John Cale (ex-Velvet Undergound ->. O LP fica no Top 5 norte-americano - "My Generation", cover do clássico do Who, é lançado em single em 76. Segue-se o LP Radio Ethiopia, que não alcança sucesso comercial - Uma queda de um palco em um show na Flórida em 77 deixa a cantora hospitalizada. Nesse ano, ela escreve seu quarto livro de poesia, Babel - Volta ao vinil no ano seguinte com "Because The Night", parceria com Bruce Springsteen. É seu único grande hit, chegando ao 13º lugar nos EUA. Easter, o álbum seguinte, fica no Top 20. Nesse disco, Bruce Brody assume os teclados no lugar de Richard Sohl - Waves chega ao Top 20 em 79. O disco inclui "Frederick" e "Dancing Barefoot", hit na Inglaterra. No ano seguinte, ela se casa com Fred "Sonic" Smith (ex-MC5) e se afasta da carreira musical - Retorna em 88 com o compacto "People Have The Power" e o LP Dream Of Life. Na banda, estão Richard Sohl e Jay Dee Daugherty. O LP fica no Top 70 - No dia 3 de julho de 90, Richard Sohl morre de ataque do coração.

FRASES: "Um dos meus sonhos era abrir para os Stones. Mas agora tudo o que quero é abrir para Rimbaud". "Não me importo quando os jornalistas dizem que sou magra, feia ou que tenho espinhas. Só me importo quando questionam minha integridade". "Sempre vou ser uma ovelha negra, alguém que não pertence a lugar nenhum. E estou determinada a provar que existe um lugar para gente como eu, bem no topo".

1975 - Horses: Download

1976 - Radio Ethiopia: Download

1978 - Easter: Download

1979 - Wave: Download

Nenhum comentário: